A Prefeitura de São Sebastião inaugurou na tarde desta quinta-feira (04/10) um dos prédios do Conselho Tutelar da cidade, localizado no Centro. A nova sede faz parte do cumprimento de um dos itens do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado com o Ministério Público.

O prédio conta um espaço maior, ambiente humanizado e decorado com salas de atendimentos equipadas e para desenvolvimento dos trabalhos administrativos. A instalação conta com sete computadores, carro e motorista exclusivo disponíveis 24 horas, equipe de apoio mínima que conta com setor administrativo, recepcionista, vigia e auxiliar de limpeza.

Segundo a articuladora e conselheira Andrea Hiraoka do Conselho Tutelar do Centro, a principal preocupação dos conselheiros é ter um espaço adequado e humanizado para atendimento dos casos. “Precisamos de um espaço com estrutura física e técnica humanizada para garantir que os direitos das crianças e adolescentes sejam assegurados e a Administração nos disponibilizou. Estamos tendo muitos avanços que estão sendo realizados conforme orientação do Ministério Público e dos próprios conselheiros tutelares”, contou.

Para a coordenadora, Rhaine Ramos, o evento foi uma tarde feliz para todos os envolvidos. “Resolvendo a questão da estruturação que é um marco na política da infância de São Sebastião, estamos dando abertura para outros feitos nesta área aqui na cidade. Como conselheira, estou muito agradecida”, disse.

Durante a cerimônia o prefeito Felipe Augusto ressaltou a importância da integração entre família, escola, sociedade e o poder público ajudando na relação com a política da infância. “Toda essa integração é para que possamos colher os frutos de uma sociedade civil organizada e melhor. Vocês, conselheiros, foram eleitos para cuidar e  nós temos que dar a vocês todas as condições de trabalho. Essa sede simboliza esse respeito que temos por vocês e pelo trabalho que realizam”.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social, no começo de 2018 foi realizado cadastro do município no Programa de Equipagem dos Conselhos Tutelares do Governo Federal junto ao Ministério dos Direitos Humanos, o que contemplou o município com um carro, cinco computadores, uma impressora multifuncional, um bebedouro é um refrigerador. A impressora foi recebida e está sendo utilizada, já o carro e os demais itens chegarão a partir de novembro.

Conselheiras pioneiras, eleitas na primeira turma do Conselho Tutelar de São Sebastião, Clarice Lopes, Gilda Hiraoka e Paulina Marques estiveram presentes na cerimônia. Paulina parabenizou a todos e disse estar feliz por ver todo avanço conquistado. “Pra mim foi um trabalho bastante gratificante. Começamos do nada e hoje vejo que tudo está bem melhor. Faço votos de que melhore cada vez mais”, finalizou.

Serviço: O Conselho Tutelar fica na Rua Expedicionário Brasileiro, 125, no Centro. O atendimento é segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Os telefones para contato são 3892-4857 e 3893-1508.